Doença Celíaca Refratária
Sabemos que a maioria dos pacientes celíacos apresentam melhora dos sintomas e controle da doença celíaca após iniciar a dieta sem glúten. No entanto, cerca de 7% a 30% dos celíacos podem continuar a apresentar sintomas persistentes mesmo após a retirada do glúten da dieta. E por que isso ocorre?
A causa mais comum está relacionada ao que chamamos de doença celíaca não responsiva ou de resposta lenta, que é principalmente associada à presença de contaminações cruzadas e à ingestão inadvertida de glúten. Outra causa para a persistência dos sintomas, porém muito mais rara, é a doença celíaca refratária. Ela pode acometer até 1% dos celíacos e está associada à presença de sintomas e persistência da atrofia das vilosidades mesmo após seguir uma dieta sem glúten por pelo menos 12 meses.
Os sintomas mais relacionados à doença celíaca refratária são diarreia crônica, perda de peso, anemia e deficiência nutricional devido à persistência da má absorção. Existem dois tipos de doença celíaca refratária: tipo 1 e tipo 2. A diferenciação entre elas é feita com base no resultado da biópsia. A doença celíaca refratária tipo 1 apresenta um melhor prognóstico, enquanto a tipo 2, apesar de ser muito mais rara, é mais grave devido ao maior risco de evolução para linfoma e para a chamada jejunoileíte ulcerativa.
O tratamento da doença celíaca refratária envolve suporte nutricional, tratamento farmacológico com corticoides e imunossupressores, e principalmente acompanhamento com uma equipe médica multidisciplinar e especializada.
Qualquer dúvida, procure seu médico gastroenterologista.
Por Dra. Luiza Dadan Perini - Médica Gastroenterologista - CRM 19838 / RQE 18669
Contatos e solicitações de agendamento
Descreva em detalhes sua solicitação ou contato. Responderemos assim que possível através de um dos dados de contato informados abaixo.
Canais de atendimento
Para fazer um agendamento de consulta, por favor utilize uma das formas de contato mostradas nesta seção.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ed. Stein Tower - Rua Mal. Floriano Peixoto, 222 Sala 1203
Centro - 88160-076
Blumenau - SC